Morangueiro
Fragaria vesca
SINÓNIMOS: Moranga, fragária
PARTES USADAS: Utilizam-se essencialmente as folhas e os frutos, se bem que, ocasionalmente, se usem também as raízes da planta. Os principais componentes activos nas folhas e raízes são os taninos. O fruto é rico em vitamina C.
EFEITOS MEDICINAIS: Os taninos são conhecidos por ajudarem nos problemas do tracto gastrointestinal, diarreia e inflamações das membranas mucosas. A vitamina C reforça as defesas do corpo.
APLICAÇÕES: O chá de morango é recomendado para distúrbios gástricos ligeiros e diarreia. Nos casos de estomatites ou faringites beber ou gargarejar com este chá tem um efeito analgésico. Uma porção diária de morangos, no verão, reforça as defesas do organismo.
CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá de folhas de morangueiro secas e picadas. Deixe em infusão durante cerca de quinze minutos e depois coe. Beba em pequenos goles ou gargareje quando o chá estiver morno. Repita três vezes ao dia. Se usar a raiz do morangueiro na preparação do chá é suficiente metade da quantidade da raiz em pó.
TÓNICO FACIAL/MÁSCARA: Basta esmagar os morangos e aplicar o sumo na pele, especialmente após exposição prolongada ao sol. Com morangos, um pouco de natas e mel poderá preparar uma máscara que amacia as peles secas.
Sem comentários:
Enviar um comentário