quinta-feira, 13 de junho de 2013

Limoeiro

 
 
No calor, nada melhor do que uma limonada gelada. No inverno, um bom chá de limão espanta gripes e resfriados, e esquenta que é uma beleza! Mas as qualidades dessa fruta azedinha vão além de só aquecer e refrescar. Ela tem poder adstringente, bactericida, fungicida, antibiótico e clareador. "O limão pode ser considerado o rei dos frutos curativos, pela quantidade e variedade de suas aplicações. Porém, tendemos a repudiá- lo por seu gosto azedo e a minimizar suas virtudes. Isso ocorre pela suposição de que ele seja agressivo ao estômago, que possa acidificar o sangue e até afiná-lo", explica Conceição Trucom, química e autora do livro O Poder de Cura do Limão (Ed. Alaúde).
De acordo com a especialista, o limão não agride o aparelho digestivo. Ao contrário, ele age como cicatrizante. E afinar o sangue significa, na verdade, desintoxicá-lo. O limão tem ação depurativa e é muito eficaz na desintoxicação do organismo. "Meio limão espremido em um copo de água morna, tomado pela manhã, em jejum, e 15 a 30 minutos antes das refeições, é um ótimo auxiliar em regimes de emagrecimento. Ao tonificar o fígado e desintoxicar o sangue, ele equilibra o metabolismo de queima da gordura corporal e o mecanismo de compulsão alimentar", revela a química.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Morangueiro

 

Morangueiro
Fragaria vesca
SINÓNIMOS: Moranga, fragária
PARTES USADAS: Utilizam-se essencialmente as folhas e os frutos, se bem que, ocasionalmente, se usem também as raízes da planta. Os principais componentes activos nas folhas e raízes são os taninos. O fruto é rico em vitamina C.
EFEITOS MEDICINAIS: Os taninos são conhecidos por ajudarem nos problemas do tracto gastrointestinal, diarreia e inflamações das membranas mucosas. A vitamina C reforça as defesas do corpo.
APLICAÇÕES: O chá de morango é recomendado para distúrbios gástricos ligeiros e diarreia. Nos casos de estomatites ou faringites beber ou gargarejar com este chá tem um efeito analgésico. Uma porção diária de morangos, no verão, reforça as defesas do organismo.
CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá de folhas de morangueiro secas e picadas. Deixe em infusão durante cerca de quinze minutos e depois coe. Beba em pequenos goles ou gargareje quando o chá estiver morno. Repita três vezes ao dia. Se usar a raiz do morangueiro na preparação do chá é suficiente metade da quantidade da raiz em pó.
TÓNICO FACIAL/MÁSCARA: Basta esmagar os morangos e aplicar o sumo na pele, especialmente após exposição prolongada ao sol. Com morangos, um pouco de natas e mel poderá preparar uma máscara que amacia as peles secas.